Efeito da correlação entre variação percentual de taxas de mortes violentas letais intencionais com a variação percentual de porte ilegal de arma de fogo – estados da federação

José maria nóbrega

Dados retirados do anuário brasileiro de segurança pública 2018
Núcleo de estudos da violência da ufcg

Inicialmente, os estados do Acre e de Roraima foram excluídos desta análise. O primeiro por falta de dados, o segundo por ser um out lier. Roraima apresentou a pior qualidade de dados, com redução de -90,7% em porte ilegal de armas, o que comprometeria a correlação. Então, a análise se deu em cima de 25 unidades federativas.

As variáveis são as seguintes:

MVIs – mortes violentas letais intencionais
Porte ilegal de arma de fogo – apreensões por porte ilegal

Ambas foram calculadas em cima das variações percentuais de suas taxas por cem mil habitantes, nos estados, no comparativo 2016/2017.

Tabela 1. estados da federação - % variação 16/17 | MVIs x Porte ilegal de armas | correlação dos dados

Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2018). Correlação e formatação do autor.

Dos 25 estados, 15 apresentaram redução dos MVIs e 22 redução em porte ilegal de armas de fogo. Ceará apresentou o maior dado de porte ilegal de arma de fogo com a maior variação na taxa de mvi. Alagoas, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amazonas e Amapá apresentaram crescimento nas taxas de mvis com redução no porte ilegal de armas de fogo. Piauí, Maranhão, Paraíba, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul,  Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rondônia e Tocantins apresentaram redução nas taxas de mvis com, também, redução nas taxas de porte ilegal de arma de fogo. Espírito Santo, Ceará e Paraná tiveram aumento na variação da taxa de mvis com, também, aumento na variação de porte ilegal de armas de fogo. Correlacionando as duas colunas de dados de variação percentual, o R da correlação foi de 0,361, ou uma correlação moderada positiva entre menos armas ilegais apreendidas e menos crime. Foram 10 estados com variação positiva de mvis contra 15 que apresentaram queda nesta variável; enquanto a maioria, 85% dos estados, apresentou redução nas apreensões de armas de fogo ilegais.


Gráfico 1. estados da federação - % variação 16/17 | MVIs x Porte ilegal de armas | correlação dos dados


Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2018). Formatação do autor.




Comentários

Postagens mais visitadas