III Seminário Internacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia InEAC - UFF

Entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março de 2013 está sendo realizado o III Seminário do InEAC - Instituto de Estudos Comparados de Instituições de Administração de Conflitos, um INCT do Cnpq o qual estou vinculado como pesquisador.

Nestes dias várias atividades foram e estão sendo realizadas no âmbito do campus da UFF em Gragoatá, Niterói, Rio de Janeiro.

Mesas redondas, palestras, oficinas, fóruns e exposição de pôsters dos pesquisadores, professores e alunos ligados ao instituto ou aos temas e projetos vinculados ao InEAC, todos tratando das instituições responsáveis pela administração e/ou controle dos conflitos sociais, estão sendo expostos para a comunidade acadêmica. A maioria dos pesquisadores é formada em Antropologia e seus trabalhos seguem a metodologia adotada nesta disciplina das Ciências Sociais. Contudo, há trabalhos de pessoas da Sociologia e, em menor grau, da Ciência Política, como é o meu caso.

A ligação do NEVU (Núcleo de Estudos da Violência da UFCG) está sendo iniciada agora no âmbito do InEAC formando parceria com o NICC-UFPE (Núcleo de Estudos das Instituições Coercitivas e da Criminalidade), que é coordenado pelo professor Jorge Zaverucha, na condução de um projeto de pesquisa que está em andamento e que será apresentado hoje no Fórum "Práticas de controle estatal: polícia, conflitos e formas de intervenção estatal", às 17:30h no Bloco O, Sala 510 do Campus de Gragoatá, UFF. Intitulado "Panorama dos Homicídios no Nordeste Brasileiro", o trabalho já traz alguns resultados empíricos das análises dos dados das principais cidades nordestinas em porte populacional e em números de assassinatos. Em breve escreverei um artigo sobre a exposição deste trabalho.

Uma semana de aprendizado com os colegas antropólogos me fez amadurecer mais metodologicamente e abrir mais a perspectiva investigativo-analítica para os fatos do  dia-a-dia das instituições coercitivas e de suas práticas sociais, resgatando um pouco do que trabalhei em meu Mestrado.

Fica aqui a comunicação de um evento produtivo e de grande valia para a formação do cientista social.

José Maria Nóbrega Jr. - Cientista Político, Professor da UFCG, Coordenador do NEVU, Pesquisador do NICC e Pesquisador do INCT-InEAC.

Comentários

Postagens mais visitadas