Homicídios no 8o Encontro da ABCP, em Gramado

Segurança pública e homicídios no Nordeste
Qui, 02 de Agosto de 2012 17:28

Professor do CDSA aborda o tema no 8º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política


O assessor de pesquisa do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, professor José Maria Nóbrega Júnior, apresentou na tarde desta quinta-feira (2), no 8º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, em Gramado (Rio Grande do Sul), o trabalho “Segurança Publica e Homicídios no Nordeste”. 

O evento acontece até o dia 4 de agosto. Na ocasião o professor estará lançando seu livro “Homicídios no Nordeste: Dinâmica, relações causais e desmistificação da violência homicida”.

A Associação Brasileira de Ciência Política é a principal instituição da área no Brasil e este ano insere a temática da violência e das instituições de segurança entre os temas relevantes da ciência política contemporânea.

Resumo do trabalho - A explosão da violência homicida no Nordeste mostra-se como grande obstáculo ao avanço democrático, pois atinge direitos básicos de cidadania. A desigualdade social e de renda e a pobreza não são fatores determinantes para o controle dos homicídios em taxas suportáveis. O problema está na “engenharia institucional”, ou seja, na eficácia das instituições responsáveis pela garantia da lei e da ordem. A boa gestão nas políticas públicas em segurança controla os homicídios em taxas toleráveis, contribuindo para a consolidação da democracia.

(Rosenato Barreto)

Comentários

Postagens mais visitadas