RANKING DAS CIDADES MAIS VIOLENTAS POR TAMANHO DA POPULAÇÃO

Pesquisa realizada pelo Professor Dr. José Maria Nóbrega Jr.*

O Brasil é um país de porte continental, de regime político democrático e sistema presidencialista federativo. As unidades federativas são os estados e nestes encontram-se outras unidades inseridas que são os municípios. No total de 5564 cidades espalhadas pelas cinco regiões, temos o Sudeste como a região mais populosa, com população de 80.364.410, e a região Sul como a menos populosa, lá a população é de 14.058.094 (CENSO IBGE 2010).

Não obstante, a maioria das cidades brasileiras é de pequeno porte, ou seja, de população pequena. A maioria da população brasileira está alocada nesses municípios de pequeno porte[1] , mesmo nas regiões mais populosas. No entanto, boa parte da população encontra-se aglomerada nas regiões metropolitanas dos estados.

Sendo assim, escolhi elaborar um ranking de violência homicida nas principais cidades brasileiras em termos de peso populacional. Ou seja, uma análise em cima das cidades de médio e grande porte, que vai dos 300 mil habitantes a aquelas cidades com mais de um milhão de pessoas[2]. Essa extração corresponde a 79 cidades das mais de cinco mil e quinhentas no Brasil todo. Isto equivale a 1,43% das cidades brasileiras. Dessas cidades, apenas cinco tem taxas de homicídios inferiores a 10/100 mil. Ou seja, apenas 6,5% das cidades de médio a grande porte no país estão com a violência sob controle.

João Pessoa, sexta colocada neste ranking, tem o mesmo porte populacional de São Bernardo do Campo, cidade paulista. A taxa de homicídios desta cidade equivale a 13,5% da taxa de homicídios da capital paraibana. Enquanto em São Bernardo do Campo houve 70 assassinatos em 2010, com uma taxa de 9,4/100 mil, em João Pessoa esse dado foi de 495 mortes e a taxa foi de 68,4/100 mil. Isto aponta para o crescimento da violência homicida nas cidades nordestinas, o que pode ser visto com clareza na tabela 1.

Tabela 1 MUNICIPIOS BRASILEIROS POPULAÇÃO DE 300 MIL ACIMA
NÚMERO DE HOMICIDIOS - TAXAS DE HOMICÍDIOS – 2010


Fonte: Ministério da Saúde/Sistema de Informação de Mortalidade/IBGE CENSO 2010/
Tabela formatada pelo autor (cálculo das taxas NÓBREGA JR. 2012).

A cidade mais violenta deste ranking é Ananindeua, situada na região Norte, no Estado do Pará. A sua taxa por cem mil passa dos 100, ultrapassando em mais de mil por cento o tolerável segundo as Nações Unidas, que é de 10/100 mil. A região Norte, segundo os dados ainda não consolidados de 2010, é a mais violenta em taxas por cem mil de homicídios, com 37/100 mil. Em seguida vem a região Nordeste com 34/100 mil (Cf. tabela 3).

Das 10 cidades mais violentas neste ranking, cinco são nordestinas: Maceió (2ª), Vitória da Conquista (5ª), João Pessoa (6ª), Salvador (9ª) e Olinda (10ª). Campina Grande aparece na 14ª posição, com uma taxa de 48,5/100 mil. E na 4ª posição entre as cidades de porte semelhante ao seu (cf. tabela 2).


Tabela 2 CIDADES DE PORTE POPULACIONAL SEMELHANTE A CAMPINA GRANDE


Fonte: Ministério da Saúde/Sistema de Informação de Mortalidade/IBGE CENSO 2010/
Tabela formatada pelo autor (cálculo das taxas NÓBREGA JR. 2012).

Cidades como Jundiaí, Mogi das Cruzes e Maringá conseguem controlar suas taxas de homicídios e estão num patamar bem inferior em relação a Campina Grande. Isto nos aponta para a possibilidade de controlar a violência homicida em nossa cidade.

Cidades que apareciam, há dez anos, no topo dessa lista, como São Paulo e Rio de Janeiro, hoje estão em posição bem melhor, apesar de ainda terem taxas superiores aos 10/100 mil. As cidades deste ranking com melhores resultados estão localizadas nas regiões Sudeste e Sul, aquelas onde as taxas são menores em termos agregados (cf. tabela 3).



Tabela 3 Taxas de homicídios - Regiões - Brasil - 2010


Fonte: Ministério da Saúde/Sistema de Informação de Mortalidade/IBGE CENSO 2010/
Tabela formatada pelo autor (cálculo das taxas NÓBREGA JR. 2012).

* Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Instituições Coercitivas e da Criminalidade da UFPE. Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Cidadania e Gestão Pública do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, CDSA, da UFCG. Pesquisador do INCT-Ineac. Membro permanente do Centro de Referência de Direitos Humanos do Cariri Paraibano.  jmnobrega@ufcg.edu.br
[1] Considero município de pequeno porte populacional todos aqueles com populações inferiores a 300 mil habitantes.
[2] São 15 as cidades com população superior a um milhão de habitantes: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belém, Goiânia, Guarulhos, Campinas e São Luis. Corresponde a 0,27% do total dos municípios brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas