OUTRO LADO: COMBATE AO TRÁFICO

07/09/2011 - 07h00  (Folha On Line)

Tráfico não saiu do Complexo do Alemão, diz general

MARCO ANTÔNIO MARTINS

DO RIO

O general Cesar Leme, comandante da Força de Pacificação, conversou com a Folha na segunda-feira à noite. Na conversa disse que o tráfico de drogas não deixou as comunidades do Alemão e da Vila Cruzeiro (zona norte do Rio) e as discussões se acirraram após o anúncio de que a Força fica no morro até junho de 2012 e uma operação que fechou quatro depósitos de gás explorados por traficantes.

Folha - O tráfico continua nas favelas do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro?

General Cesar Leme - Sim. Só que de forma itinerante. É o chamado tráfico formiguinha em que eles levam pequenas quantidades de cocaína para determinados pontos e vende seus produtos lá. Precisamos ficar atentos e trabalhar para impedir que isto aconteça.

O senhor acha que houve exageros e mau preparo dos militares no conflito de domingo com os moradores do Alemão?

É preciso entender que a situação é muito sensível. Todo militar é orientado e sabe dos cuidados que precisa ter na abordagem. A receptividade da população é cada vez maior. A confiança está ligada à permanência frequente da Força de Pacificação. Se a gente sai, as pessoas voltam a ser controladas pelos traficantes. Nosso trabalho é que as pessoas mudem a sua cabeça.

Na semana passada, o Exército reprimiu a venda ilegal de gás. É o novo foco de trabalho da Força nas comunidades?

Nossa missão é reprimir o tráfico de drogas e o de armas. Principalmente, armas. Mas podemos atuar contra o que mantém a venda de cocaína. Como a venda caiu com a nossa presença, eles precisam se sustentar de alguma forma. Quando fechamos quatro depósitos e apreendemos veículos mexemos com o bolso dessas pessoas (ao todo foram apreendidos três caminhões, 10 motos e 300 botijões de gás). Os moradores eram obrigados a comprar o botijão apenas nestes pontos. Isso não pode acontecer com a gente por aqui. Você já imaginou o quanto nossa presença quebrou na quantidade de recursos que circulava ilegalmente na comunidade

A Força pretende atuar sobre outra área?

Agora estamos fazendo um levantamento sobre o gatonet. Apesar da Embratel estar oferecendo um serviço legalizado e com preço mais em conta, o grupo que explorava anteriormente voltou a oferecer serviços aos moradores que acabam aceitando. Eles se sentem coagidos. Sempre se sentiram. Só que agora o Exército está por aqui.

Ou seja, o tráfico ainda tenta dar ordens aos moradores do Alemão e da Vila Cruzeiro?

Não tenha dúvidas. Temos uma aprovação popular de cerca de 96%, mas ainda há a ação de parentes de pessoas vinculadas ao tráfico de drogas que incitam moradores. O caso de domingo não teria crescido naquela proporção se não fosse as últimas coisas que aconteceram na comunidade. De qualquer forma, está aberto um inquérito para se apurar tudo o que aconteceu naquele momento, no domingo à tarde. Ouviremos todos para saber se houve exageros.

Comentários

Postagens mais visitadas