PACTO PELA VIDA: AVANÇAR PARA NÃO ESTANCAR

Segurança pública

Sileno Guedes acha que experiência das Unidades Pacificadoras do Rio de Janeiro pode ser usada contra violência em Pernambuco

POSTADO ÀS 20:43 EM 12 DE Julho DE 2011 (Blog de Jamildo)

A Secretaria de Articulação Social e Regional do Estado, através do secretário Sileno Guedes e comitiva, desembarca nesta terça-feira (12) no Rio de Janeiro, para visitar o trabalho desenvolvido pelas Unidades de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro, as UPPs, implantadas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro para recuperar territórios perdidos para o tráfico e levar a inclusão social à parcela mais carente da população. Hoje, cerca de 200 mil pessoas já são beneficiadas. A intenção da viagem é justamente conhecer esse modelo carioca que vem dando certo e promove a aproximação entre a população e a polícia.

O objetivo do secretário Sileno Guedes é trazer ideias que possam ser adaptadas para a realidade pernambucana, dentro do novo formato do Governo Presente, programa de prevenção social do Plano Estadual de Defesa Social – Pacto pela Vida – , que será expandido para além da Região Metropolitana do Recife.

Implantado em 2008 para atuar na prevenção da violência em territórios com maior índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais – CVLI, o Governo Presente passará por um reordenamento que irá potencializar sua atuação, agindo na interseção entre as ações de prevenção social e as de repressão qualificada ao crime.

O Projeto de Lei Ordinária nº 345/2011, que foi aprovado pelo Legislativo e aguarda sanção do Executivo, prevê que o Programa contará com a instalação de Câmaras de Monitoramento e avaliação de resultados nos territórios onde irá atuar, nas cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Recife e agora também em Vitória de Santo Antão, Caruaru e Petrolina.

Na programação, o secretário e equipe técnica vão acompanhar as atividades in loco nas UPPs de Prazeres e Cidade de Deus, além de reuniões na Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro e na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan.

Na última quinta-feira (07.07), Sileno Guedes apresentou esse redesenho sobre o Governo Presente ao Comitê Gestor do Pacto pela Vida, na Secretaria de Planejamento, e nesta segunda (11.07), as coordenadoras do Programa apresentaram o novo projeto às secretarias estaduais, que brevemente terão que indicar quais as ações executadas podem ser agregadas nos diversos eixos trabalhados e implantadas nas Áreas Integradas de Segurança – AIs.

Comentários

Postagens mais visitadas