Projeto de Direitos Humanos do CDSA é aprovado em programa do Ministério da Educação

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG (Campus Sumé) aprovou o projeto “Disseminando a Prática dos Direitos Humanos no Cariri Paraibano”, no Programa de Extensão Universitária 2011 da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando na sexta colocação dentre os 110 submetidos na área de "Direitos Humanos".

Trata-se do Programa Direitos Humanos no Cariri Paraibano que prevê recursos do Ministério na ordem de 150 mil reais para desenvolver diversas ações na região. A primeira delas será o fortalecimento de um “Centro de Referência dos Direitos Humanos do Cariri” (CRDH) na cidade de Sumé, já em processo de instalação com a realização de atividades de mobilização no município e nesta região onde está inserido.

De acordo com o coordenador do Programa, professor José Irivaldo Alves Oliveira Silva, a atuação do CRDH em Sumé possui um significado importante para a população local, na medida em que provoca uma atenção maior à temática dos direitos humanos, “encarada atualmente com certa elasticidade na sua compreensão, quando abarca em seu sentido diversas categorias de violação dos direitos”.

“Buscaremos nesse programa realizar atividades de inclusão, de formação/capacitação e de mobilização, tendo como diferencial o resgate de camadas esquecidas, tais como o negro, o deficiente intelectual, bem como o surdo, que não tem acesso aos direitos fundamentais, assim como à informação”, acrescenta Irivaldo Oliveira.

Ele destaca que “necessita-se de um fortalecimento da rede social de proteção, formada pelos conselhos, para que exista um controle social minimamente eficaz. Sendo assim, as ações serão voltadas ao resgate desses direitos, à preparação de multiplicadores e à disseminação de uma cultura de redes protetivas”.

“Este é um projeto muito importante para o Cariri e para a consolidação do Centro de Referência em Direitos Humanos. Mais uma vez o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido e a Unidade Acadêmica de Educação do Campo (UAEDUC) mostram sua força e competência”, comentou Márcio
Caniello, diretor do CDSA.

O Programa envolverá ainda os professores José Maria Pereira da Nóbrega Júnior, José Marciano Monteiro, Kelly Cristina Costa Soares, Sônia Maria Lira Ferreira, Kátia Patrício Benevides Campos e Shirley Barbosa das Neves Porto (todos ligados a UAEDUC). Também terá atuação de oito bolsistas que
serão selecionados no segundo semestre deste ano.

(Rosenato Barreto)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas