TEM JEITO 2! REDUÇÃO DOS HOMICÍDIOS EM SP E RIO

Secretário Beltrame e Professor Sérgio Adorno no Jornal Nacional:





Números revelam que a violência diminuiu no Rio de Janeiro e em São Paulo

Pela primeira vez, o Estado do Rio registrou menos de 30 mortos por 100 mil habitantes. São Paulo teve a menor taxa de homicídios da história recente.

Dois dos estados mais populosos do Brasil divulgaram, nesta segunda-feira (30), balanços positivos na área de segurança pública.

Um passo importante em direção à segurança. Pela primeira vez desde que as estatísticas de homicídio começaram a ser feitas, o Estado do Rio de janeiro registrou menos de 30 mortos por grupo de 100 mil habitantes.

Em 2010, o número foi de 29,8, quase 18% menos que no ano anterior. “O Rio de Janeiro ainda está longe do estado que a gente espera chegar. O que eu acho de mais importante de tudo isso é que a estratégia de focar em índices considerados estratégicos a gente faz com que todo o resto diminua e faz também com que a percepção de violência melhore”, declara José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

São Paulo teve a menor taxa de homicídios da história recente. No ano passado, foram cometidos pouco mais de 10 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes no estado.

Desde 1999, a redução foi de mais de 70%. O número de 2010 é menos da metade da média nacional, que é de 24,5. “A meta da polícia é abaixar de 10. E eu acredito que nós ainda vamos conseguir atingir essa meta baixo de 10”, afirma Álvaro Camilo, comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo.

O coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da USP acredita que os homicídios caíram desde 1999 porque governos e cidadãos agiram juntos.

De um lado, a sociedade criou associações, cursos de capacitação profissional e núcleos de proteção para jovens e evitou que eles cometessem crimes.

De outro, os governos Federal e Estadual fizeram seu papel. Aumentaram o controle de armas de fogo, o investimento social nos bairros mais violentos e os recursos da polícia, principalmente a comunitária.

A boa fase da economia brasileira na última década também criou mais oportunidades de emprego. Os números apresentados pelo governo são comemorados pelos pesquisadores.

Mas eles acreditam que os resultados dos últimos anos mostram que é preciso ter uma estratégia nova para continuar reduzindo a quantidade de assassinatos.

Nos três últimos anos, a redução foi interrompida. Em 2008, o número de mortes por 100 mil habitantes era de 10,77. Em 2009, subiu para 10,96. E, no ano passado, 10,47. Para o pesquisador, é preciso agora atacar os focos de violência em cada cidade.

“A gente precisa ter retratos muito claros de cada bairro, onde as coisas estão de fato acontecendo, e ter políticas especificas, locais, focadas pra resolver problemas locais. Como se faz na saúde, você não aplica um remédio geral pra todo mundo. Conforme a natureza do problema, você vai administrado o medicamento. E eu tenho a impressão que na área de segurança não é diferente”, explica Sérgio Adorno coordenador do Núcleo de Violência USP.


Comentários

Postagens mais visitadas