Qual a razão para Israel pedir desculpas a Turquia?

"Se uma democracia constitucional liberal é, na verdade, superior a outras formas de sociedade, como acredito que seja, um povo liberal deve ter confiança nas suas convicções e supor que uma sociedade decente, quando os povos liberais lhe oferecem o devido respeito, pode ter maior probabilidade, ao longo do tempo, de reconhecer as vantagens das instituições liberais e tomar medidas para, sozinha, se tornar mais liberal (John Rawls, O Direito dos Povos: p. 81).

» ISRAEL

Paz com palestinos é impossível, diz chanceler

Publicado em 27.12.2010, Jornal do Commercio

JERUSALÉM – A paz com os palestinos é “impossível” no momento e Israel deveria buscar um acordo menos ambicioso, declarou ontem o ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman. Em um encontro com diplomatas israelenses, Lieberman defendeu que, em vez ambicionar um acordo pleno de paz, Israel limite-se a buscar um acordo provisório e de longo prazo que aborde apenas questões econômicas e de segurança. Os palestinos rejeitam consistentemente tal abordagem.

“Não se trata apenas de ser impossível”, declarou Lieberman. “Isso está simplesmente proibido.” Lieberman alegou que o governo da Autoridade Palestina (AP) na Cisjordânia é ilegítimo. O mandato do presidente da AP, Mahmud Abbas, expira em janeiro, mas não há data para uma nova eleição e a perspectiva é de que ele acabe perpetuado indefinidamente no cargo.

A fala do chanceler israelense vem à tona em um momento no qual novos episódios de violência ocorrem na fronteira entre Israel e Gaza e na esteira de uma série de reconhecimentos da Palestina como Estado independente por países sul-americanos. Soldados israelenses mataram a tiros dois membros da Jihad Islâmica na Faixa de Gaza na manhã de ontem.

O chanceler israelense é famoso por opiniões extremadas que nem sempre coincidem com as posições do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. A assessoria de imprensa de Netanyahu não emitiu comentários sobre a declaração.

FLOTILHA

Lieberman também disse ontem que Israel “não pedirá desculpas” à Turquia pelo ataque, em maio, contra uma flotilha de ajuda humanitária que furou o bloqueio para tentar chegar à Faixa de Gaza, que resultou na morte de nove ativistas turcos.

“Não haverá desculpas. Quem deveria se desculpar é o governo da Turquia, por apoiar o terrorismo”, disse Lieberman, durante a reunião de embaixadores israelenses em Jerusalém.

Comentários

Postagens mais visitadas