Alegria compartilhada!!



Compartilho com todos vocês, amigos e seguidores do meu blog, minha alegria. Acabo de ser aprovado em primeiro lugar no concurso da Universidade Federal de Campina Grande para o cargo de Docente. Estarei assumindo no ano que vem na unidade de Sumé-PB, Centro de Desenvolvimento do Semiárido.

Sumé é uma cidade pacata situada na região do Cariri paraibano. Passei a semana do concurso nesta simpática cidade, com alto capital social (nunca vi tanta confiança!). Cidade de pouco mais de quinze mil habitantes, fica no centro de outros vinte e nove municípios que estão sendo beneficiados com o CDSA da UFCG. Diversos cursos são oferecidos para potencializar os recursos humanos da região, visando fortalecer a economia do interior paraibano.

Me surpreendeu a qualidade das estradas do interior da Paraíba. Bem sinalizadas e de ótimo acabamento. Por exemplo, a estrada que vai de Campina Grande até Sumé e as demais cidades satélites está em excelente estado, o que diminui o trânsito entre as cidades.

Fui, também, a Monteiro, cidade que fica a quinze minutos de Sumé, e a qualidade de vida dessa cidade impressiona. Mercado local movimentado, baixo índice de criminalidade, pessoas que se comunicam facilmente (o que é gerado pelo alto capital social). Isso me fez refletir: evitar o êxodo rural com educação e fomento econômico são as soluções para evitar a superpopulação das grandes cidades.

Enfim, a experiência está apenas no começo. Irei para Campina Grande para produzir Ciência Política  de alto nível, o que foi sempre a minha meta e o que é somente possível numa universidade pública (infelizmente, não há tal preocupação pelas instituições privadas).

Compartilho com vocês, minha alegria.

Abraços fraternos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas