Polícias integradas na Várzea


Publicado em 14.08.2010, Jornal do Commercio


A partir de segunda-feira, o 12º Batalhão da Polícia Militar e delegacias seccional, distrital e de plantão do bairro passam a funcionar no mesmo espaço

O Governo do Estado deu, ontem, mais um passo na direção de um novo conceito de polícia. Com a inauguração da Área Integrada de Segurança (AIS) da Várzea, a segunda em dois meses, policiais civis e militares, responsáveis por um mesmo espaço territorial, trabalharão de maneira integrada em 100% do tempo. No mesmo espaço, vão funcionar a sede do 12º Batalhão da PM e as delegacias seccional, distrital e de plantão da Várzea. O prédio tem 2,4 mil metros quadrados e vai mobilizar 484 PMs e 92 civis. A cerimônia de inauguração da AIS também marcou a entrega de 98 novas viaturas que vão equipar as delegacias de polícia.
Para o chefe de Polícia Civil, Manoel Carneiro, o grande diferencial dos prédios onde estão funcionando as AIS de Apipucos e da Várzea é que ambos foram projetados para ser instalações policiais. “Cada sala, cada espaço, foi pensado para facilitar a interação entre as corporações, proporcionar conforto ao público e possibilitar um melhor desempenho dos policiais”, destacou Manoel Carneiro.

No prédio, de dois pavimentos, existem salas para equipes dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa e Repressão ao Narcotráfico. “Caso exista a necessidade do DHPP ou do Denarc desenvolver um trabalho específico nessa área, existem salas para que esse efetivo fique aqui com toda a infraestrutura. São núcleos especializados que podem ser ativados de acordo com a necessidade”, completou o chefe de Polícia Civil.

O comandante da Polícia Militar, coronel Tavares Lira, traçou um comparativo entre a antiga sede do 12º Batalhão e a atual. “Já comandei o 12º. Era uma de nossas estruturas mais carentes, instalada de maneira improvisada no Jiquiá. Agora, nosso efetivo tem condições ideais de desempenhar sua função”, opinou o comandante.

O prédio tem uma entrada operacional independente que possibilita a condução de suspeitos sem que eles sejam expostos no saguão principal, constrangendo vítimas e demais usuários.

“Temos ainda um auditório que servirá tanto para o planejamento das operações conjuntas quanto para as instruções diárias da tropa”, revelou o coronel Tavares Lira.

O secretário de Defesa Social, Wilson Sales Damázio, garantiu que todas as 26 áreas em que o Estado de Pernambuco está dividido vão ganhar prédios nos moldes da Várzea e Apipucos. No mês que vem, será a vez da Área Integrada de Segurança de Prazeres.

“Nosso planejamento estratégico prevê a conclusão das construções em quatro anos. A reunião das duas polícias sob o mesmo teto significa um ganho operacional e uma redução enorme de custos. Ainda existe o aspecto da elevação da autoestima do efetivo e do bem-estar do cidadão que passa a ser atendido num local digno”, atestou Damázio.

As novas viaturas entregues ontem serão encaminhadas às delegacias da Região Metropolitana do Recife e de cidades-polo do interior como Petrolina, Arcoverde, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Araripina e Salgueiro.

Comentários

Postagens mais visitadas