IRRESPONSABILIDADE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO


Olhem o que a Secretaria de Educação de Pernambuco disse sobre o inaceitável episódio do assassinato de estudante em plena unidade educadional:


Perto da polícia, longe da paz
Publicado em 24.07.2010


Estudante foi assassinado dentro de unidade que funciona ao lado de delegacia, em Jaboatão Velho. Força-Tarefa atribui o crime a dívidas de drogas

A Escola Estadual Bernardo Vieira, em Jaboatão Velho, Região Metropolitana do Recife, está localizada na principal via do bairro e é vizinha da delegacia local. Apesar disso, às 19h de anteontem, foi invadida por um homem armado que matou com três tiros o estudante Ricardo Daniel Cabral, 17 anos, aluno da 8ª série. O jovem conversava com os colegas de classe no pátio do colégio, quando o desconhecido chegou e disparou à queima-roupa. A Força-Tarefa de Homicídios registrou o caso e atribuiu o crime a dívidas de drogas.
Ontem pela manhã, a escola permaneceu fechada. O portão estava trancado com um cadeado e a diretora se recusou a falar com a imprensa. A Secretaria Estadual de Educação divulgou a seguinte nota sobre o caso: “O assassinato do estudante no pátio externo da escola não se caracteriza como violência escolar e sim como resultado da violência urbana. A Polícia Civil informou que o crime foi um acerto de contas, visto que o estudante era usuário de drogas, e poderia ter sido praticado em qualquer local. A Secretaria de Educação destaca, ainda, que a unidade possui Patrulha Escolar e vigilância noturna e que o Governo do Estado conta com um Plano de Enfrentamento ao Crack, que envolve outras secretarias de Estado, para desenvolver ações de prevenção e combate ao uso e ao tráfico de drogas”.

A doméstica Maria Cláudia da Silva Raimundo, mãe do rapaz assassinado, disse que desconhece a informação de que seu filho era usuário de drogas. Ela assegurou que Ricardo era um bom aluno e nunca lhe deu qualquer preocupação.

“Alguém que é viciado em droga rouba dentro de casa, tem comportamento agressivo. Meu filho nunca foi assim. Não faço ideia do motivo para alguém querer matá-lo”, comentou Maria Cláudia.

A delegada de Jaboatão Velho, Patrícia Domingos, não quis adiantar informações sobre a investigação. “Não tenho autorização da Chefia de Polícia para repassar o andamento da apuração do crime”, sentenciou.

O major Cláudio dos Santos, comandante da patrulha Escolar, explicou que o efetivo de que dispõe para fazer a segurança de 1.117 escolas estaduais é de 1.042 homens. O oficial frisou que a Escola Bernardo Vieira e outras duas localizadas no mesmo bairro são patrulhadas por uma dupla de PMs.

“Tenho uma dupla que se reveza entre as três unidades de ensino. Diante do que ocorreu nessa escola, vamos colocar uma dupla exclusivamente lá e trabalhar também com a prevenção, realizando palestras educativas com os alunos”, concluiu o major.

Comentário: além de não garantir a integridade física dos seus jovens, a culpa da morte é da vítima!!

Comentários

Postagens mais visitadas