História de sucesso - Publicado no Guia das Profissões do Diário de Pernambuco

José Maria destaca várias áreas:"Só filosofar não é fazer ciência política". Foto: Arquivo Pessoal
"Devore livros e idiomas"

(Guia de Profissões do Diário de Pernambuco) - Publicado em 14 de junho de 2010

Até chegar a uma campanha para Presidência da República (José Serra/PSDB), o cientista político pernambucano José Maria Nóbrega, 37 anos, percorreu um grande caminho de dedicação ao estudo e muito trabalho.
Hoje, ele trabalha prestando assessoria e consultoria a políticos e a partidos; é coordenador do Instituto Teotônio Vilela de Pernambuco; professor na Faculdade Maurício de Nassau nos cursos de graduação e pós e pesquisador no Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas e da Criminalidade da Universidade Federal de Pernambuco. Com tantas responsabilidades, Nóbrega ainda encontra tempo para se atualizar cotidianamente.

"Acredito que seja imprescindível ser leitor insaciável de livros, revistas e jornais. Leio com muita frequência. Recomendo aos meus alunos investir no aprendizado de um novo idioma e a dominar satisfatoriamente os métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa", pontua.

Segundo Nóbrega, a produção científica é fundamental para o cientista político. "Acredito que uma boa meta é procurarsempre a melhor formação, se possível chegar ao doutorado e procurar adquirir experiências internacionais. Também soma muito ao currículo", aconselha. Ele ainda defende os conhecimentos interdisciplinares na bagagem profissional. "Hoje, o cientista político tem de dominar ferramentas teórico-metodológicas de diversas áreas, como a economia, a estatística e o direito. Só filosofar, não é fazer ciência política", afirma.

A carreira de Nóbrega na área de ciência política começou quando ele descobriu o interesse que tinha ao estudar a história contemporânea. Assuntos como revoluções burguesas, os movimentos sociais dos trabalhadores, o capitalismo em confronto com o socialismo, a formação do estado moderno. Essas temáticas estimulavam o senso crítico e a curiosidade em saber mais de Nóbrega. Ele conta que ao iniciar o 5º período da graduação em história começou a pensar o projeto de conclusão do curso, tendo como meta o mestrado em ciência política. E depois não parou mais: fez mestrado e doutorado na área. E mesmo com tantas conquistas profissionais Nóbrega continua estudando e trabalhando com o que mais gosta: a política.

Breve perfil

* Graduado em história pela UFPE
* Mestre em ciência política pela UFPE
* Doutor em ciência política pela UFPE

Comentários

  1. Parabéns por ser você quem é. Que continue sendo referência para muitos. Sua história é realmente de sucesso e sou sua fã.
    Sua admiradora declarada,

    Desterro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas