Segurança muda de comando


» FIM DA CRISE
Segurança muda de comando
Publicado em 19.04.2010
Jornal do Commercio

Depois de negar saída de gestores na última sexta-feira, governo anunciou ontem o nome do novo secretário de Defesa Social e do comandante da PM

Ao contrário do que divulgou a Secretaria de Imprensa na última sexta-feira, Pernambuco tem a partir de hoje, um novo comando na Secretaria de Defesa Social. A crise entre o secretário Servilho Paiva e o comandante da PM, coronel José Lopes, terminou com a saída dos dois, confirmada por nota oficial, na noite de ontem. O delegado federal Wilson Damázio assume a SDS. Para o lugar do coronel Lopes vai o coronel Tavares Lira.
Na sexta-feira, a Secretaria de Imprensa garantiu que, apesar da situação insustentável entre Servilho e Lopes, ambos permaneceriam no cargo. A informação não passou de uma estratégia do governo para ganhar tempo e confirmar os substitutos. Servilho, o secretário-executivo Cláudio Lima e o governador Eduardo Campos conversaram por mais de duas horas e ficou claro que não havia como contornar o quadro.

“Não era possível manter a equipe como estava. Vários ‘cristais’ foram quebrados e não havia como reparar”, contou uma fonte palaciana.

Servilho Paiva entregou uma carta deixando o cargo à disposição do governador. Na noite do sábado, o secretário enviou mensagens para os assessores mais próximos comunicando a decisão.

“Com a certeza de termos procurado fazer o melhor que estava ao nosso alcance, mas firmes em preservar o que foi construído até agora, informamos que entregamos formalmente ao sr. governador o cargo de secretário. Agradecemos nesta oportunidade, todo o apoio e carinho recebido durante essa árdua, porém vitoriosa travessia. Agora nos resta ajudar a nova equipe no que for possível e torcer para que tudo corra bem e os avanços sejam consolidados e ampliados. Abs, Servilho”, informava a carta.

A gota d’água na conturbada relação entre o secretário e o comandante da PM ocorreu no dia 26 de março, quando José Lopes entregou ao governador uma carta assinada por vinte coronéis pedindo um maior reajuste salarial. O fato de o coronel ter falado diretamente com Eduardo Campos foi considerado quebra de hierarquia por Servilho. José Lopes argumenta que só entregou o documento porque ao tentar falar com o secretário ficou esperando durante 1h40 e saiu sem ser atendido da SDS.

“O governador deu um recado. O Pacto pela Vida está acima de qualquer cargo ou pessoa. Quem não colocar o projeto em primeiro lugar não será mantido na função”, explicou um interlocutor do governador.

O nome de Damázio foi uma sugestão direta do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. “Damázio é um profissional muito respeitado, que conhece profundamente a realidade do nosso Estado, pernambucano que é, e que além disso, vinha acompanhando o trabalho desenvolvido aqui, inclusive a respeito do modelo de gestão”, disse Eduardo Campos, através de uma nota oficial. O secretário-executivo Cláudio Lima, alegando questões pessoais, também entregou o cargo.

O coronel Tavares Lira é o atual chefe do Estado Maior da PM. Um cargo equivalente a subcomandante da corporação. Lira vai ter como chefe do Estado Maior o coronel Carlos Feitosa e como diretor-geral de Operações, o coronel Éden Vespaziano.

“Pretendo manter a política de aproximação da PM com a comunidade e ampliar a integração com os demais órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social”, destacou o coronel. Sobre o relacionamento com o novo secretário, o coronel foi pragmático. “Conheço o dr. Damázio e vou trabalhar para estar entrosado com a linha de gestão dele.” A posse do novo comando será hoje às 11h, no Palácio do Campo das Princesas.


Comentários

Postagens mais visitadas