Seminário sobre homicídios em Caruaru

O seminário sobre homicidios em Caruaru está sendo realizado neste momento.

O professor Gláucio Soares analisa os dados de homicídios no Brasil.

Os trabalhos apresentados pela manhã levantou debate importante sobre a criminalidade violenta no Brasil.

José Maria Nóbrega apresentou paper sobre os homicídios na região Nordeste com destaque para Pernambuco. Salientou que os dados do SIM diferem dos dados da SDS e que precisam ser melhor discutidos a nível metodológico.

Letícia Schabbach, socióloga pela Universidade de Santa Cruz do Sul-RS, apresentou os dados de homicídios na região Sul, mostrando que, apesar dos números serem os menores em relação as outras regiões, há crescimento dessas mortes violentas nos últimos cinco anos.

Renato Dirk, estudioso do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, apresentou os dados da polícia civil do Rio de Janeiro em relação aos homicídios e as tentativas de homicídios, onde a soma dessas duas variáveis impressiona, podendo chegar a um número bem maior de mortes por agressão do que aquelas registradas oficialmente no Estado.

O comentarista, Dorian Borges do IUPERJ, salientou os aspectos metodológicos dando sugestões pertinentes aos trabalhos dos estudiosos.

Os trabalhos continuam à tarde.

Os trabalhos reiniciaram às 15h com a apresentação majestosa do Dr. Gláucio Soares sobre os homicídios no Brasil e os dados criminais.

Em seguida, Roberta Guimarães da UFRJ, apresentou o trabalho "Determinantes socioeconômicos dos homicídios de homens jovens nas Regiões Metropolitanas Brasileiras", indicando que o desemprego é a principal variável para o crescimento da criminalidade e da vitimização de jovens nessas regiões.

Dalva Souza, da Universidade Federal de Goiás, apresentou trabalho sobre a dinâmica dos homicídios em Goiás, apresentando como banco principal o SIM.

Acácia Maduro Hagen, historiógrafa da Academia de Polícia do Rio Grande do Sul, traçou o perfil do homicida e dos vitimados de homicídio no Rio Grande do Sul, tendo como base os registros policiais daquele estado.

Dorian Borges voltou a fazer excelentes comentários sobre os trabalhos, o que foi de extrema importância para o debate e a sofisticação dos mesmos.

Debates

A participação dos representantes das instituições coercitivas (Polícias civil e militar, Ministério Público, Justiça, Sistema Carcerário) foi de fundamental importância para a discussão em torno dos homicídios.

Marcellus Urgiette (Promotor do MP-PE) destacou a importância da cultura no debate acadêmico e salientou a importância do Pacto Pela Vida na gestão da segurança em Pernambuco.

Silvana Lellis (Delegada do DHPP-PE) destacou o trabalho do órgão que faz parte salientando o crescimento instrumental dos inquéritos policiais, apesar de ainda ter muito o que avançar neste critério.

Outros participantes se colocaram criticando e apoiando o modelo de segurança de Pernambuco, todos visando responder as demandas dos homicídios no Estado.

Os trabalhos continuarão amanhã com uma visita a Penitenciária de Caruaru pela manhã e à tarde a apresentação do paper do assessor do governador José Luiz Ratton.

Comentários

Postagens mais visitadas