Jornalista sertanejo diz que professor da UFPE só quer denegrir imagem de Salgueiro ao falar de violência

POSTADO ÀS 10:25 EM 20 DE Outubro DE 2009
Por Emanuel Andrade

Sertão se abre para a transformação social
Ao ler recentemente neste concorrido blog, a opinião do cientista José Maria Nóbrega, postado ontem(19) às 16h38, e que aponta o Sertão como terra sem lei, fiquei estarrecido com a quantidade de afirmações que buscam, sistematicamente, denegrir a imagem do povo sertanejo, principalmente de Salgueiro, a mais importante cidade da região Central, inserida equivocadamente no chamado Polígono da Maconha. Geograficamente o tal polígono (para mim termo ultrapassado) concentra um grupo de cidades às margens do rio São Francisco: Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Belém do São Francisco...
Em cada uma delas, ao longo de pelos menos 14 anos em que moro na região e tenho atuado como repórter, desconheço qualquer erradicação de roça da erva. Certo de que o município já foi e tende a continuar sendo palco de apreensão de até outros tipos de droga, assim como Recife, Caruaru, Garanhuns e Petrolina, é bom lembrar que lá se encontra a Delegacia da Polícia Federal que efetivamente vem combatendo a circulação de diversos tipos de entorpecentes e a prática de outros crimes cometido por marginais que, em sua grande maioria, estão sempre de passagem.
Cidade onde foi criada nos anos 60 a Sudene, Salgueiro paga um preço alto por ser entroncamento de acesso às principais rodovias do país. O recente episódio do roubo das armas no 5º BPM, foi de fato um ato de devassa por parte dos bandidos que deixou a população atemorizada apenas no dia em que ocorreu a investida. Conforme apuração que fiz para o *Jornal do Commercio*cuja matéria publicada no último dia 15, revela em depoimentos de pessoas da comunidade que o incidente quebrou o clima de tranquilidade que se instalou nos últimos três anos na região.
O episódio no 8º BPM foi um caso isolado e poderia ter ocorrido noutras batalhões do mesmo porte ou maior. O que não faltam são estudos que apontam ser a violência um problema crescente no território nacional. Agora, especular precipitadamente que o PCC se mudou de mala e cuia pro Sertão, é mais que fantasioso e surreal, até que se prove o contrário.
Salgueiro hoje é um município de menor índice de mortalidade infantil, recebeu o Primeiro Amigo da Criança(pelo Unicef), multiplica a cada ano o número de crianças na escola e se prepara para um revolução social, educacional e econômica. Com o mote “Salgueiro, rota do desenvolvimento”, o município já começa a gozar de um conjunto de investimentos que inclui a Plataforma Logística Multimodal, Distrito Agroindustrial, Centro de Hemodiálise e acaba de ser selecionado para concorrer ao Prêmio Melhores Práticas, da Caixa Econômica, em meio a 200 projetos do país.
A educação só desponta com uma série de ações que tende a transformar a região num novo pólo educacional e de nível superior: a construção do Campus da UPE, uma nova escola municipal que será entregue até o começo de 2010 e a inauguração do Ifet. Isso é só o começo de uma revolução através de políticas públicas que estão chegando. Some-se a isso o valor da cidadania de um povo. Quem não conhece Salgueiro é bom passar uma semana na cidade e zona rural pra atender que a realidade é outra que não comunga com as repostas de certos estudos.

Emanuel Andrade é jornalista e professor universitário

Comentários

Postagens mais visitadas