Estado tem redução inédita de homicídios

Publicado em 03.10.2009

Queda do número de assassinatos chegou a 22,34% na comparação entre os primeiros nove meses deste ano e o mesmo período de 2008
Nos nove primeiros meses desse ano, o governo do Estado registrou uma redução inédita no número de homicídios em Pernambuco. De janeiro a setembro foram 871 assassinatos a menos se comparado com o mesmo período do ano passado. Uma diminuição de 22,34%.
Isso significa que pela primeira vez desde que o Pacto pela Vida entrou em vigor, em maio de 2007, o Estado pode terminar um ano alcançando a meta de 12% de redução dos chamados crimes violentos letais intencionais (CVLI).
De janeiro a setembro de 2008, o governo registrou 3.898 assassinatos. No mesmo período deste ano, a quantidade ficou em 3.027.
Antes de 2009 acabar, no entanto, esse já pode ser considerado o melhor resultado no combate aos homicídios desde 2003, quando uma nova metodologia de contagem de CVLIs começou a ser implantada.
Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) também mostram que pelo décimo mês consecutivo, a quantidade de assassinatos diminui em Pernambuco. A queda teve início em dezembro do ano passado e não parou mais.
De acordo com a SDS, o mês de setembro registrou uma diminuição de 28% na quantidade de assassinatos quando comparado ao mesmo mês de 2008. Além disso, pela primeira vez em seis anos, um mês terminou com menos de 300 homicídios.
Os números estão sendo muito comemorados pela SDS, já que de 2007 para 2008, a redução não passou dos 2%. Em entrevista à Rede Globo, o secretário Servilho Paiva destacou o trabalho de gestão implantado pelo governo do Estado.
“Muito trabalho de gestão, de busca pelas metas de cobrança e resultados, de acompanhamento de focos específicos. Enfim, o resultado é fruto de um modelo de gestão acompanhado pelo patrocínio do governador do Estado em relação à segurança pública”, explicou.
O novo modelo de gestão da SDS, implantado no ano passado, consiste no acompanhamento dos resultados e cobrança direta dos gestores de cada região.
O monitoramento de desempenho funciona da seguinte forma: o Estado foi dividido em 217 circunscrições. Na capital, uma circunscrição corresponde a um agrupamento de vários bairros. No interior, elas podem corresponder até a um município inteiro.
Cada uma das circunscrições tem um delegado e um oficial da Polícia Militar como gestores. Esses policiais precisam prestar conta semanalmente sobre os índices de crimes violentos letais intencionais em suas jurisdições.
Uma vez por mês, delegados e oficiais prestam conta diretamente ao governador Eduardo Campos.
Publicado no Jornal do Commercio. Disponível no JC On Line em: http://jc3.uol.com.br/jornal/2009/10/03/not_349293.php

Comentários

Postagens mais visitadas