A queda da desigualdade de renda no Brasil e os homicídios na Região Nordeste

Artigo de José Maria Nóbrega para análise:

Resumo de artigo recentemente publicado na Revista Espaço Acadêmico, Vol. 9, No 98
(2009)

o presente artigo tem como proposta avaliar o impacto da desigualdade e da pobreza na violência homicida juvenil no nordeste brasileiro. Para isso testa algumas variáveis socioeconômicas que servem como proxy para desigualdade e pobreza em relação às taxas de homicídios de jovens entre 15 e 29 anos de idade do sexo masculino. O modelo de correlação mostra que há pouca significância entre os indicadores de GINI e renda domiciliar per capita em relação às taxas de homicídio juvenil para a região, sugerindo que desigualdade e pobreza não tem relação com a violência homicida.


Texto Completo: PDF


Revista Espaço Acadêmico - revista multidisciplinar -ISSN 1519-6186 (on-line) - Departamento de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Av. Colombo, 5790 - Campus Universitário 87020-900 - Maringá/PR – Brasil - Email: aosilva@uem.br

Disponível em:

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7597/0

Comentários

  1. Tema muito importante de trabalho e que deveria ser mais debatido entre nossos velhos acadêmicos, acostumados a repetir (sem pesquisa empírica) que violência é causada por desigualdade de renda etc. Pois estamos aí, com bolsa-família e aumento de consumo no Nordeste e violência gigante, sem correlação entre as duas coisas. Enquanto isso, as instituições do país vão se corroendo, Lula e Collor juntos para defender Sarney, e desemprego mesmo entre os bens formados muito grande. Bem, as causas são mais profundas e não parecem que estão melhorando (vista a nova moral no poder). Precisamos resgatar o Estado de direito e livre iniciativa, como prega o Instituto Millenium (http://www.imil.org.br/) - fica aqui a dica de visita.

    ResponderExcluir
  2. parabéns professor pelo blog esta muito bom.
    serei o mais novo comentarista . abraços!

    Ass: Diego Aves

    Joaquim Nabuco/ Comunicação Social.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas