Nunca na história desse país...



José Maria Pereira da Nóbrega Júnior – Professor de Ciência Política da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba.





Nos governos FHC o projeto principal era estabilizar a moeda/controlar a inflação e garantir um estado eficaz, eficiente e efetivo. Conseguiu estabilizar a moeda e controlar a inflação de forma competente e duradoura. Nunca na história desse país um plano econômico deu tão certo quanto o Plano Real. A falha dos dois governos FHC foram às tentativas malogradas de reforma do estado, que não se completou numa série de falhas administrativas (Flávio da Cunha Rezende explicou tais falhas muito bem).
O governo do PT (Lula) assumiu com um projeto muito claro: erradicar a pobreza e levar o consumo/crédito para as classes populares, sempre excluídas das políticas públicas no país. Foram anos de distribuição de renda, de expansão da educação, de queda drástica da miséria e da pobreza com crescimento vertiginoso da classe média. Nunca na história desse país houve tanta expansão do crédito e crescimento do emprego e da renda. Praticamente erradicou-se o desemprego. Isso teve um custo, é claro, o estado cresceu, os gastos mais ainda e nada foi feito, é claro, para a redução da máquina administrativa. O grande erro: a arrecadação continuou menor que os gastos do estado (públicos).
O governo do PT (Dilma) começou bem no combate à corrupção - problema que vem conosco desde da época de Cabral -, mas, na metade de seu primeiro mandato percebemos algo que não se via no país desde a época do FHC: um vazio em termos de projeto para o país. O que o governo PT (Dilma) tinha como projeto de país. Apenas continuar o legado do PT (Lula)? Foi muito pouco, e o pior, a falta de projeto veio acompanhada de uma grave crise interna - crise provocada por uma grave dívida pública somada à falta de crescimento (os quatro anos de Dilma I foi de crescimento pífio do PIB). Mas, a máquina continuou sua gastança! Sem projeto, novos erros foram cometidos (os principais erros se deram em sua política econômica populista irresponsável, onde foram criados mecanismos eleitoreiros nos dois últimos anos de seu mandato no intuito de vencer as eleições - principalmente no setor energético). A reforma do estado mais uma vez não foi retomada e os gastos continuaram crescentes. Mesmo assim, devido ainda ao legado do PT (Lula), Dilma I virou Dilma II. Começou o seu governo II com o maior estelionato eleitoral que se tem notícia na história (nunca na história desse país...). Mudou a equipe econômica - Mantega sempre se mostrou um fraco na área - e convocou economistas com linha tucana. As medidas de austeridade e de ajuste fiscal já eram urgentes. Mas, como o governo do PT (Dilma I e II) - diferente de FHC I e II e do Lula I e II - não tem projeto para o país (Marina em matéria recente afirmou isso ao falar do atual modelo do presidencialismo de coalizão brasileiro), o ajuste fiscal não veio a atingir os "companheiros" do PT alcançando as principais áreas de desenvolvimento do país (Educação, ciência e tecnologia "pagaram o pato").
Fica a pergunta: qual o nosso projeto de país?
O PT Dilma II continua sem projeto para o país e os cortes nas áreas mais importantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural foram os mais expressivos.
Para mim, depois de controlar a inflação - governos FHC - e distribuir renda e combater a desigualdade/pobreza - governos de Lula -, o nosso projeto seria o foco na capacitação dessa grande classe média que resultou dos excelentes governos de FHC e do Lula. Capacitação profissional e intelectual de nossa população. Superar a nossa infância educacional e chegar ao nível dos países em desenvolvimento que estão na nossa frente (Chile, China, Índia, Uruguai etc estão anos luz na nossa frente).
Os cortes na educação, ciência e tecnologia mostram que este país não tem projeto político/políticas públicas. O PT Dilma é um governo sem rumo... nos resta a esperança de dias melhores.

Comentários

Postagens mais visitadas