ABORDAGEM POLICIAL

» ESPANCAMENTO EM JABOATÃO



PMs agressores sem punição


Publicado em 01.02.2011, Jornal do Commercio

Policiais flagrados por cinegrafista amador batendo em acusados de invadir prédio na beira-mar continuarão trabalhando até fim de apuração do caso

O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, Antonio Carlos Tavares Lira, declarou, na manhã de ontem, que os policiais flagrados por um cinegrafista amador espancando dois suspeitos de praticar assalto num prédio da beira-bar de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, continuam trabalhando normalmente até que a investigação sobre a conduta deles seja concluída. As imagens foram cedidas à Rede Globo e veiculadas pela emissora em rede nacional. A dupla é suspeita de invadir o Edifício Promenade, por volta das 3h da quarta-feira passada. Eles fizeram o vigilante e uma família reféns.

Nas imagens, um policial conduz um dos suspeitos, algemado com as mãos para trás, até a areia da praia e aplica uma rasteira. Antes, três PMs aparecerem batendo no rosto do acusado. Logo em seguida, após ser derrubado no chão, um dos policiais pisa com o coturno no rosto do suspeito. O comandante da PM já viu as imagens. Os três policiais foram identificados. Uma sindicância para apurar os possíveis excessos foi instaurada pelo 6º Batalhão de Polícia Militar. A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) está acompanhando o caso.

“Não é o momento de fazer pré-julgamento. É preciso apurar”, afirmou o comandante. Ele ressaltou que nenhum excesso policial deve ser justificado. “A prisão foi importante porque são pessoas que poderiam ter cometido homicídios, mas isso não justifica qualquer excesso”, ressaltou. Para o comandante, não há necessidade de afastar, por enquanto, os policiais de suas funções. “A princípio, eles não cometeram nenhum crime nem estão correndo risco de morte, o que justificaria o afastamento. A questão é a dosagem da abordagem dos PMs e isso está sendo investigado”, justificou.

Na tarde de ontem, um dos suspeitos, preso no Centro de Observação e Triagem Criminológica (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, reclamou que estava sentindo dores no estômago. Ao chegar ao hospital, a radiografia constatou que ele havia engolido um colar, um pingente e dois anéis. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria-Executiva de Ressocialização, ele teria relatado que não foi obrigado pelos policiais a engolir os objetos.

Na quarta-feira passada, a Polícia Militar chegou a invadir o apartamento no segundo andar, onde os assaltantes mantinham um casal, a filha e o funcionário do condomínio sob a mira de um revólver. Desesperados com a presença dos PMs, Leonardo da Silva, 26 anos, e Rafael Francisco Barbosa, 18, fugiram pulando pela janela do apartamento, uma altura aproximada de seis metros. Os dois conseguiram se esconder no dique de proteção dos prédios da orla, mas terminaram presos logo no início da manhã.

Um dos porteiros do prédio, que preferiu não ser identificado, contou que os bandidos entraram no prédio pulando o muro e obrigaram-no a levá-los para o sexto andar, onde mora Mércia Lyra, ex-esposa do vice-governador João Lyra Neto e mãe da secretária da Criança e Juventude, Raquel Lyra. O imóvel, no entanto, estava vazio já que Mércia, síndica do prédio, estava viajando. Ao desistir do apartamento, os dois voltaram com o porteiro para a garagem, onde arrombaram dois carros. Um dos veículos, um Hyundai Tucson, pertence ao desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Alfredo Magalhães Jambo.

Comentários

  1. Gostaria muito que esses policiais tivessem espancado a mãe, a mulher e os filhos desse filho da ...ai eu queria escutar ele dizendo que eles não cometeram crime nenhum. Deveriam ser expulso da pm...Mas se a pm fosse expulsar todos os policiar criminos e corruptos ela teria que fechar as portas.É uma vergonha o que acontece c a policia no Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas