MILITARIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA

» VIOLÊNCIA NO RIO


Soldado do Exército morto no Alemão

Publicado em 05.01.2011, Jornal do Commercio

Paraquedista de 21 anos foi atingido na cabeça por tiro acidental disparado por arma de colega, ainda não identificado. Exército nega ação de criminosos

RIO – O Exército está fazendo perícia nas pistolas dos militares que estavam com o soldado Irving Vianna Martins dos Santos, 21 anos, morto em consequência de um tiro na cabeça na tarde de anteontem, no Complexo do Alemão, região da Zona Norte do Rio ocupada por forças de segurança desde novembro. O paraquedista, baleado à tarde, morreu às 22h (21h no Recife), no Hospital Central do Exército. Em nota, o Comando Militar do Leste, responsável pela Força de Pacificação (FPaz), informou que o disparo foi acidental, que instaurou um inquérito policial-militar (IPM) para identificar o autor do tiro.

Irving foi atingido na testa na estação do teleférico do Alemão, que funciona como base do Exército. Segundo a assessoria de comunicação da FPaz, que patrulha os complexos do Alemão e da Penha, havia cerca de cem homens no local. A construção é usada como unidade logística, onde são armazenados suprimentos das equipes. Serve também como área de repouso.

O corpo do soldado, militar há três anos, foi sepultado ontem à tarde no Cemitério Jardim da Saudade, em Paciência. Parentes reclamaram de informações desencontradas do Exército. “Primeiro contaram que tinha sido um acidente com tiro. Logo depois, que foi um tiroteio. Isso dá uma revolta”, afirmou a noiva do militar, Juliana Lucena, 28 anos.

O Exército afirma que não havia informações precisas num primeiro momento. A FPaz descarta ação de criminosos contra o militar. Durante o enterro, o comandante da FPaz e da Brigada Paraquedista, general Fernando Sardenberg, entregou à mãe do soldado, Ciléia Vianna, a bandeira do Brasil.

Segundo o Exército, testemunhas já foram ouvidas e grande parte da perícia foi concluída. Há um prazo de cinco dias para a conclusão do laudo, e o IPM pode durar até 40 dias.

Comentários

Postagens mais visitadas