CAPITAL SOCIAL

» BALANÇO

Posse de arma é recordista de denúncias

Publicado em 28.12.2010

Crime foi responsável por 21,5% das informações repassadas ao Disque-Denúncia. Poluição sonora teve o maior aumento no número de queixas

O serviço Disque-Denúncia em Pernambuco chega ao fim de 2010 com vários motivos para comemorar. Além de ultrapassar as 35 mil denúncias em um ano, também registrou recordes na quantidade de informações relacionadas à poluição sonora e tráfico de drogas. O crime que teve o maior número de ligações feitas ao serviço, no entanto, foi o de posse ilegal de armas, com 21,5% das informações.

Mesmo ficando no terceiro posto no ranking de informações, com 18%, a poluição sonora se revelou a infração com maior aumento no número de denúncias. Foram 8.221 ligações referentes ao tema, quatro vezes mais do que os registros feitos em 2009.

Para a coordenadora do serviço em Pernambuco, delegada Carmela Galindo, o aumento de informações referentes à poluição sonora é resultado de uma campanha realizada pelo Disque-Denúncia em conjunto com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

“A campanha foi lançada em janeiro deste ano e a população começou a denunciar de imediato. Isso mostra a força das campanhas realizadas pelo Disque-Denúncia e a credibilidade da população com o serviço”, destacou a delegada.

Uma outra campanha que resultou em resposta imediata da população foi a de denúncia a pontos de venda de crack no Estado. Em apenas dois meses, outubro e novembro, o número de ligações contabilizadas pelo Disque-Denúncia sobre o tráfico de drogas superou em 70% a quantidade de notificações de todos os meses de 2009. Em 60 dias, o serviço recebeu 2.107 denúncias, enquanto, no ano passado o número foi de 1.250.

Com isso, o tráfico de drogas ocupa o segundo lugar no ranking de denúncias, com 20% das ligações. Mas de acordo com Carmela Galindo, as denúncias relacionadas à posse ilegal de arma, que está em primeiro lugar na lista, tem ligação direta com a venda de entorpecentes.

Cerca de metade das informações sobre tráfico de drogas vem junto com denúncia de posse de arma. Isso mostra a relação entre o tráfico e os homicídios”, explica a delegada, que fez questão de destacar que o serviço mantém o anonimato do denunciante.

Em 10 anos de atuação, segundo Carmela Galindo, o Disque-Denúncia já recebeu mais de 320 mil informações sobre crimes em Pernambuco.

“Essa base de dados auxilia o poder público na adoção de estratégias para redução da criminalidade e o cidadão, ao denunciar, tem papel central nesse processo”, garante. De acordo com ela, em uma década, o serviço ajudou a prender quatro mil criminosos, apreender 500 armas e mais de meia tonelada de drogas.

Números
35.165 ligações foram feitas ao Disque-Denúncia
8.221 delas têm relação com poluição sonora
3.336 telefonemas diziam respeito ao uso é tráfico de crack
1.795 registros foram de denúncias de crimes contra a criança e o adolescente

Comentários

Postagens mais visitadas