Lavareda analisa o que diz as pesquisas com vista às eleições de domingo próximo

POSTADO ÀS 17:35 EM 27 DE Outubro DE 2010 (blog de Jamildo, JC Online)

O cientista político Antonio Lavareda (MCI) comenta as pesquisas apresentadas pelos institutos ( Vox Populi anteontem, Datafolha ontem) há quatro dias das eleições. Do último dia 08 até o momento neste segundo turno foram divulgadas 11 pesquisas, por diferentes institutos.

Segundo ele, as pesquisas vão convergindo a medida que se aproxima o dia da eleição.

“ A maioria dos institutos tem apresentado um cenário de estabilidade. Se fazermos uma média de todas as pesquisas que foram divulgadas, nesse segundo turno, a média do conjunto destas aponta 55 para Dilma e 45 para Serra, uma diferença de 10 pontos. Obviamente índice menor em pesquisas do GPP e maior em pesquisas do Vox. Agora, o desenho da distribuição das intenções de voto é muito parecido em todas essas pesquisas: o candidato Serra ganhando no sul, ficando próximo ou rigorosamente com empate técnico no sudeste, a candidata Dilma ganhando no norte e centro oeste, no agregado dessas duas regiões e abrindo uma dianteira expressiva na região nordeste”, afirma Lavareda.

Ele lembra que muitos devem estar se perguntando o que é que pode acontecer até o dia da eleição, daqui a quatro dias? “ Nesses casos, é melhor olhar o que ocorreu nas eleições anteriores. Nós tivemos duas eleições com segundo turno nesse século 21. Tivemos na eleição de 2006 e na eleição de 2002. Na de 2002, nesses 4 últimos dias, o Lula perdeu 5 pontos e o Serra ganhou 5 pontos, e o placar final foi 61 a 39 arredondando os números. Já em 2006, foi de notável estabilidade, a eleição foi no dia 29, e do dia 25 ao dia da eleição, propriamente, nas urnas, praticamente não houve variação. Então, o Lula tinha 62, 5 dias antes, teve 61, o Alckmin tinha 3 8, e teve 39”,comenta o cientista político.

Lavareda destaca que, em duas situações, na primeira em 2002, houve alguma movimentação, na segunda, notável estabilidade.

“ Uma aspecto importante nessa última pesquisa do Datafolha já faz com que nossa atenção seja dirigida para ela: os dois candidatos recuaram 3 pontos percentuais em relação a pesquisa anterior. Significa que mais do que 3 milhões de eleitores subiram no muro. Isso pode significar uma última reflexão ou também pode significar que talvez haja uma massa surpreendente de abstenções e de votos nulos, ou seja, esse agregado que se chama, tecnicamente, alienação eleitoral"

Comentários

Postagens mais visitadas