Bombeiros vão reforçar ações de emergência


Publicado em 10.08.2010, Jornal do Commercio


O atendimento pré-hospitalar a vítimas de violência no Grande Recife terá mais 414 profissionais, 20 ambulâncias, 10 motocicletas e um helicóptero

A partir de hoje, o atendimento pré-hospitalar emergencial a vítimas de violência urbana na Região Metropolitana do Recife (RMR) vai contar com mais 414 profissionais, 20 ambulâncias, 10 motocicletas e um helicóptero. Na manhã de ontem, no Teatro Guararapes, em Olinda, Grande Recife, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco promoveu a solenidade de formatura dos soldados, todos concursados em 2006. Com isso, o governo do Estado espera diminuir em 30% o número de mortes em crimes violentos letais intencionais (CVLI) e em acidentes de trânsito. O serviço será complementar ao do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A nova turma de bombeiros é a maior formada no Estado.
De acordo com o governador Eduardo Campos, a iniciativa faz parte do conjunto de ações previstas no Pacto pela Vida. “Neste momento, reforçando o sistema de resgate, estamos fechando um ciclo. Quem é salvo pode levar a polícia à pessoa que atentou contra sua vida e, assim, caminhamos rumo ao fim da impunidade”, destacou. Campos ainda lembrou a importância da agilidade nos resgates, lembrando que já foi vítima de um acidente de trânsito, há cerca de 20 anos, quando teve que reaprender a andar. “Sei o que é ficar deitado na pista, imóvel, esperando socorro”, afirmou.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Eduardo Casa Nova, “é de ouro” o tempo entre o crime ou acidente e a sala de cirurgia. “Aumentando os recursos humanos e ampliando a infraestrutura, vamos diminuir o tempo de espera e melhor a qualidade do atendimento”, comentou Casa Nova. Hoje existem 10 ambulâncias em funcionamento no Grande Recife. Dos 20 novos veículos, 16 são básicos, dois são para atendimento avançado e dois ficarão guardados, para reserva. O helicóptero é equipado com unidade de terapia intensiva (UTI).

VOLUNTÁRIOS

Os bombeiros recém-formados iniciaram o curso de formação de soldados no dia 7 de junho. Foram 320 horas de aula em atendimento emergencial, que custaram R$ 1,8 milhões aos cofres públicos. Durante as aulas, participaram, voluntariamente, de atividades de resgate em municípios atingidos pelas chuvas na Mata Sul do Estado. “Foi uma iniciação profissional incrível”, avaliou o coordenador do centro de ensino dos bombeiros, Lamartine Barbosa.

Para os formandos, o evento de ontem, que lotou o teatro com parentes e amigos, foi a concretização de um sonho. “Foram quatro anos de espera depois da aprovação. Passei esse tempo todo estudando para outros concursos, mas sempre com muita vontade de começar. Cheguei a pensar que não seríamos mais chamados, mas, quando aconteceu, não pensei duas vezes”, contou o soldado André Celerino da Silva, 33 anos. Ele é um dos 343 homens que começam hoje a trabalhar. Mulheres, são 71. Receberão salário de aproximadamente R$ 1.300. Posteriormente, poderão se especializar em outros tipos de atuação, como combate a incêndio ou resgates na água.

Comentários

Postagens mais visitadas