Brasil não pune lavagem de dinheiro, aponta entidade



(A ineficácia de nossas instituições - liberalismo pra uns e autoritarismo pra outros).


15/02/2010 - 08h51

da Folha Online

O Brasil não consegue combater e punir a lavagem de dinheiro, informam Mario Cesar Carvalho e Lilian Christofoletti* em reportagem publicada nesta segunda-feira na Folha (íntegra disponível somente para assinantes do jornal ou do UOL).

Segundo relatório do Gafi (Grupo de Ação Financeira), faltam leis, disposição das autoridades para sequestrar bens comprados com dinheiro ilícito e preparo dos tribunais superiores para combater o crime, que une traficantes, corruptos e criminosos do colarinho branco.

A reportagem lembra que as duas das maiores investigações de lavagem no Brasil, sobre o banco Opportunitty e a empreiteira Camargo Corrêa, foram paralisadas por decisões do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do STF (Supremo Tribunal Federal).

A lavagem de dinheiro acontece quando criminosos investem o dinheiro obtido ilegalmente em um negócio legal, como posto de gasolina, por exemplo.

Em outra reportagem também publicada hoje na Folha, o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr., diz que a maioria das críticas feitas pelo Gafi serão corrigidas por um projeto de lei de iniciativa do Ministério da Justiça que aguarda aprovação desde 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas