Lula: o filho de parte do Brasil


Críticas no âmbito político devem ser feitas ao filme Lula: o Filho do Brasil. O filme recebeu patrocínios de diversas empresas que têm interesses que para serem contemplados precisam do estado. O filme estreou no primeiro dia do ano eleitoral. Portanto, ele influenciará o resultado das eleições. Do mesmo modo que a película promove campanha antecipada para a candidata do presidente Lula, Dilma Roussef.

No entanto, não podemos deixar de elogiar a historia de vida do presidente Lula. Apesar das críticas trazidas pela imprensa, as quais mostram que nem tudo no filme é verdade, não é desprezível o sofrimento do presidente Lula e da sua família. Lula, ao contrário de muitos brasileiros privilegiados, tem estória para contar. Nesta estória, a qual é retratada no filme, encontro o sofrimento, a persistência e a capacidade de diálogo de um brasileiro que saiu de Garanhuns, Pernambuco, para ser presidente da República do Brasil.

O filme revela para mim que Lula não é do PT. Ele poderia ser de qualquer partido. A sua capacidade de diálogo, retratada no filme (repito), mostra que parte do PT ainda não aprendeu com o presidente Lula. Lula também não é de esquerda nem de direita. Lula, como bom político, deseja que o eleitor lhe admire. Por isto, Lula, independente da ideologia, busca contemplar o interesse do eleitor. A película mostra que Lula é a “cara” de milhões de brasileiros. Gosta de beber, dançar, escutar músicas românticas, gosta de mulheres bonitas. E fala palavrão quando necessário. O filme, inclusive, tem por mérito não esconder estas características do presidente Lula.

Lula é filho de parte do Brasil desigual. Onde poucos têm, e muitos não têm. Lula veio de “baixo”. Lula chegou no “andar de cima”, após superar obstáculos. Quantos brasileiros têm história semelhante a de Lula? Certamente diversos.

O filme retrata a desigualdade social no Brasil. O filme mostra a ausência de igualdade de oportunidades – quantas crianças têm acesso à escola de qualidade? No Brasil estão presentes diversas crianças, as quais desejam galgar o sucesso do presidente Lula. Mas nem sempre isto é possível. Em algum instante o caminho pode ser interrompido por um tiro ou pela fome. Lula e o PT tiveram a oportunidade de resgatar milhões de crianças da miséria. Em parte conseguiu. Mas ainda está devendo. Assim como a classe política brasileira. O filme de Lula deve ser assistido por todos os brasileiros, em particular pelos futuros candidatos à presidente da República.


Fonte: blog do Instituto Maurício de Nassau

Comentários

Postagens mais visitadas