Sertão, terra sem lei II

Por José Maria Nóbrega – cientista político, pesquisador do NICC-UFPE

Um oficial seqüestrado, quase 60 armas roubadas de quartéis do Sertão Central em cinco cidades dessa região, polícia perplexa e sociedade mais ainda! O que vem causando o crescimento da criminalidade violenta no sertão pernambucano? Excluindo o Sertão do São Francisco, as outras regiões de desenvolvimento no sertão pernambucano vem sofrendo forte impacto no crescimento da violência. Duas hipóteses podem ser colocadas:
1ª. Está havendo um processo migratório da criminalidade do sul e sudeste para a região Nordeste;
2ª. O trabalho de cerco à criminalidade na Região Metropolitana do Recife está levando o crime violento a ser praticado com mais intensidade no interior do estado.
No Sertão Central (onde fazem parte dele as cidades de Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante) houve um incremento nos números absolutos de homicídios de 50% entre 2006 e 2008, segundo dados fornecidos pelo INFOPOL/SDS-PE. A taxa de homicídios por cem mil saltou de 14 em 2006 para 21 em 2008. O crescimento da violência, tendo como base os homicídios, é um alerta para o crescimento da criminalidade como um todo!
Salgueiro está entre as cidades que fazem parte do Polígono da Maconha, e vem tendo destaque na atividade de tráfico naquela região. Em julho de 2009 a Polícia Federal apreendeu mais de 10 quilos de cocaína nas mãos de traficantes naquela cidade sertaneja. Na última semana foram os roubos de armas em cinco cidades do Sertão Central, das quais Salgueiro faz parte. Uma ousadia por parte dos bandidos, o que lembra filmes de faroeste americano.
O crescimento da criminalidade no sertão pernambucano aponta para uma maior atenção por parte dos gestores em segurança. Está havendo problemas nessas regiões, há envolvimentos de políticos e do poder coercitivo estatal na facilitação do desenvolvimento do tráfico de drogas. Além disso, a demanda vem aumentando entre os habitantes do sertão. Outra informação importante está atrelada ao ganho bem mais lucrativo na produção de maconha que de alimentos, levando muitos agricultores a entrarem no crime. Ali o estado deve retomar a condução da coisa pública.

Comentários

Postagens mais visitadas