2/3 dos assassinatos do Nordeste se concentram na Bahia, em Pernambuco e em Alagoas

Gráfico: Mortes por Agressão 1996 a 2007 – Pernambuco, Alagoas e Bahia


Fonte: SIM/DATASUS (2009)



Por José Maria Nóbrega



Segundo os dados do SIM/DATASUS de 2007 ocorreram na região Nordeste 15.432 mortes por agressão (o mesmo que homicídios). Houve um incremento percentual de 33,3% entre 2004 (com 11.581) e 2007. A região vem apresentando o maior impacto nas mortes desse tipo no país. E, desses homicídios, 2/3 estão em três dos nove estados do Nordeste: Bahia, Pernambuco e Alagoas.
A Bahia vem apresentando um nível de crescimento nunca dantes visto em sua série histórica. Desde 2000, com períodos de queda constante entre 1997 e 1999 que a antecedeu, a dinâmica dos assassinatos vem tendo impacto positivo constante. Uma tragédia anunciada!
De 1999, com 913 homicídios, até 2007, com 3.628, o impacto percentual nos números absolutos foi impressionante: quase 300% de crescimento! A Bahia vem aparecendo constantemente no noticiário nacional, o que raramente acontecia, com conflitos entre gangues de drogas e combates de grupos criminosos com a polícia. Receio que a principal causa disso seja o processo migratório do crime da região Sudeste para a região Nordeste, já que a primeira vem apresentando níveis constantes de queda nesses indicadores de assassinatos, sobretudo São Paulo que vem apresentando uma política de segurança eficaz e duradoura.
Alagoas é outro estado preocupante. Com 1.835 assassinatos em 2007 vem contribuindo com quase 12% das mortes por agressão no Nordeste. Entre 2004 e 2007 foram 800 mortes a mais no computo geral dos homicídios. Quase 100% de aumento em quatro anos. Alagoas pode estar sofrendo o mesmo efeito da Bahia. O que nos revela a fragilidade das instituições coercitivas desses estados em fazer valer a ordem pública.
Pernambuco impressiona pela falta de eficácia em reduzir os homicídios no estado, apesar do governo estadual vir investindo maciçamente em segurança. Os investimentos são crescentes, mas os homicídios se mantêm em um nível catastrófico.
Pernambuco é responsável por quase 30% das mortes por agressão de toda a região Nordeste. A criminalidade violenta e a delinquência juvenil são fatores de risco em Pernambuco. A ineficácia institucional e o fato de existir instituições frágeis e pouco científicas no confronto da criminalidade e da violência é que faz de Pernambuco o segundo estado mais violento em termos de taxas da federação.
De acordo com os dados do DATASUS/SIM, desde 2004 os indicadores mostram crescimento constante em Pernambuco. Em 2004, com 4.174 mortes desse tipo, e em 2007 com 4.556 assassinatos, o que corresponde a um crescimento percentual de 9% nos números absolutos.


PS; José Maria Nóbrega é Mestre e Doutorando em Ciência Política - UFPE, Pesquisador do Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas e da Criminalidade (NICC-UFPE)


blog de jamildo

Comentários

Postagens mais visitadas