O país precisa de um plano de saída para a crise da saúde


O país está precisando urgentemente de um plano de saída da crise. Quarentena é algo que menos da metade da população está fazendo, por vários motivos, mas principalmente pelas condições socioeconômicas do povo brasileiro.

Como diz o amigo sociólogo Rozenval Estrela: "quarentena gourmet" com a classe média tirando foto dos vinhos e queijos no instagram.


O percentual de letalidade do covid19 no Brasil é de menos de 7%, o número de recuperados supera em muito os de óbitos e muitas dessas mortes poderiam ser evitadas se a gestão pública da saúde fosse responsiva, accountabilitada. O que NUNCA FOI!
SEMPRE, eu digo SEMPRE, o sistema de saúde teve estrangulamento em suas UTIs. Em Pernambuco, o sistema de tratamento intensivo sempre teve 80% de seu espaço ocupado, e em muitos hospitais simplesmente as pessoas não tinham acesso a este serviço, muitos falecendo por questão disso!
Mas, pelo que parece somente com a "pandemia" do covid19 é que o sistema de saúde brasileiro passou a ter problemas de suporte.
Os governadores e prefeitos passaram a decretar leis que ferem os princípios constitucionais e a jogar a conta no governo federal por sua incompetência na gestão da saúde.
Em Recife, por exemplo, três grandes hospitais públicos simplesmente agonizam há anos sem que nada, absolutamente nada, seja feito. Funcionários da saúde com salários defasados e trabalhando em condições péssimas de trabalho, muitos deles, mais da metade, sendo contaminados por covid19 por não ter o material correto de trabalho disponibilizado pela gestão. Mas, para Geraldo Júlio o problema é: GOVERNO FEDERAL! Faça-me o favor...
Sim, o país precisa de um plano de retorno o mais rápido possível, com clareza e com compromisso das três esferas federativas com a gestão pública da saúde, com investimento pesado e controle de gastos. A população brasileira está agonizando, sem recursos, tendo a sua renda caindo em mais de 60%, com a pobreza se alastrando cada vez mais e o que a gente vê é uma disputa insana de atores irresponsivos jogando a sua responsabilidade para terceiros e criando regras draconianas para punir quem já vem sendo punido desde sempre: a população brasileira!

Comentários

Postagens mais visitadas