HOMICÍDIOS NORDESTE X SUDESTE: O GLOBO

Violência cresce nos estados do Nordeste

06/02 às 23h21 O GLOBO

Marcelo Remígio

RIO e RECIFE - Noite de 8 de janeiro, Alexandre Diniz do Nascimento, de 31 anos, é morto com cinco tiros no município de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa. Ele é mais um na estatística de assassinatos da Paraíba que, assim como o restante do Nordeste, amarga a explosão da violência. A única exceção, no momento, é Pernambuco. Um levantamento feito por pesquisador da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aponta que, nos últimos dez anos, os estados nordestinos enfrentam um crescimento linear do número de assassinatos, diferentemente do Sudeste, que reduziu os homicídios. (Leia também: Tráfico, desavenças e brigas de território explicam aumento de homicídios no Nordeste )


Somente a Bahia registrou um aumento de 50,72% entre 2006 e 2010, passando de 3.222 mortes anuais para 4.856. A polícia baiana tem ainda uma corporação cujo índice de eficiência está entre os mais baixos do país : a média é de apenas 4,6% dos homicídios solucionados, entre fevereiro e junho de 2010.

Com 96 mil habitantes e distante seis quilômetros da capital, Bayeux é um dos municípios paraibanos mais violentos, com uma taxa anual de 83 homicídios por cem mil habitantes. O limite aceitável pela Organização Mundial Saúde (OMS) é de dez mortes por cem mil habitantes. A cidade espelha a dura realidade de crimes que assustam a população. Entre 2001 e 2009, os homicídios cresceram 158% na Paraíba. O levantamento feito na UFCG tem como base os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Em Alagoas, o cruzamento de dados de mortes violentas registradas pelo Instituto Médico Legal, polícias Civil e Militar e Secretaria estadual de Defesa Social mostram que, em 2009, o estado somou 1.998 homicídios. Já no ano passado, o total chegou a 2.218, um acréscimo de 11%. A estatística não inclui casos de latrocínio - roubo seguido de morte.

- Os estados enfrentam hoje a migração do crime. Assim como empresários se instalaram na região para implantar atividades lícitas, criminosos de outras regiões como o Sudeste também encontraram nos estados um amplo mercado para o que é ilícito, como o tráfico de drogas - explica o professor da UFCG José Maria Nóbrega, que desenvolve desde 2007 pesquisa sobre a violência no Nordeste.

Segundo Nóbrega, estatísticas baseadas no SIM mostram que entre 1996 e 2008 a taxa de homicídios no Piauí subiu 203%. No ano passado, o estado registrou 204 homicídios, 10% a mais do que em 2009, segundo a Delegacia Geral da Polícia Civil. Em Teresina, a capital, foram 160 casos. No Ceará, chegou a 122% no mesmo período e, no Rio Grande do Norte, 178%. Em Sergipe, o índice foi de 134%. No Maranhão, 242%. Pernambuco enquadra-se em outra realidade: em 2010 houve redução de 14% nos homicídios em relação a 2009. No entanto, segundo Nóbrega, em Pernambuco 94,6% dos homicídios não são investigados.

O pesquisador destaca que não há uma uniformidade nos critérios estatísticos dos estados para a violência e a falta de informação prejudica a formulação de políticas públicas de segurança. Os percentuais, afirma Nóbrega, podem ser maiores.

Na contramão do Nordeste, Rio de Janeiro e São Paulo comemoram a redução de homicídios. Levantamento divulgado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo mostra que, em 2010, a taxa de homicídio doloso - com intenção de matar - no estado chegou a 10,47 para cada cem mil habitantes ano. Em 1999, a taxa era de 35,27 mortes por cem mil habitantes - o total caiu de 12.818 ocorrências para 4.320, uma redução de 70,3% no período. A taxa é menor do que a metade do índice brasileiro de homicídios, de 24,5 para cada cem mil habitantes ano.

Já no Rio de Janeiro, o Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou que o estado encerrou 2010 com uma redução de 17,7% no total de homicídios em relação ao ano anterior. Em 2009 foram 5.794 assassinatos, 1.025 a mais que no ano passado. De acordo com o sociólogo Glaucio Soares, do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj), tanto o Rio quanto São Paulo têm trabalhado políticas de segurança pública a longo prazo:

- É o padrão mais comum e requer que políticas inteligentes sejam de estado e não deste ou daquele governo. Em São Paulo colhemos os frutos plantados a partir de 1999. No Rio de Janeiro, houve diversas melhorias, particularmente nos últimos quatro anos. Nos dois casos houve transferência do poder decisório na área de Segurança Pública e vontade política - analisa Soares, que identifica um quadro diferente no Nordeste:

- A cultura cívica está menos desenvolvida, há menos vontade política e padrões tradicionais no governar. Falta treinamento policial, conhecimento e, sobretudo, uma elite política mais consciente da importância da segurança pública.

Soares não aponta a causa mais provável para a explosão da violência no Nordeste. No entanto, chama a atenção para o tráfico de drogas:

- A causa mais comum no Brasil das últimas décadas tem sido a letalíssima combinação de drogas com armas de fogo.

Em Teresina, a dona de casa Francisca Maria Almeida da Silva, de 44 anos, sentiu todas as dores do mundo ao testemunhar a morte de seus três filhos, o estudante Felipe Eduardo da Silva Pereira, de 19 anos, o ajudante de pedreiro Marcelo da Silva Pereira, de 26 anos, e de Givago Lobão da Silva Pereira, o Pachola, de 22 anos, em um intervalo de três anos. Na tarde de quinta-feira passada, Francisca Maria participou da missa de um mês da morte de seu filho, Givago, assassinado com oito tiros em Teresina.

- Nós estávamos tomando sorvete. Baixei a cabeça para pegar uma sacola de compras eu vi os pés de um homem, não o rosto. Eu disse: 'Givago, meu filho, tem um homem com uma arma'. Ele soltou os chinelos e saiu correndo. Eu gritei, pedi ajuda para meu filho, mas ninguém teve coragem. Com o primeiro tiro, meu filho caiu emborcado.

Ao analisar a queda no total de homicídios em Pernambuco, Soares diz que houve vontade política de combater o crime, mais conhecimento na área de segurança pública e mais recursos. No entanto, ele afirma que ainda há muito por fazer no estado.

Na última quinta-feira, O GLOBO encaminhou perguntas ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a violência no país. O jornal quis saber qual seria a explicação do governo federal para a diminuição dos homicídios no Rio de Janeiro e em São Paulo no mesmo período em que a violência aumenta de forma assustadora no Nordeste, inclusive em capitais com alto fluxo de turistas. Foi perguntado também se o ministério estaria preparando medidas especiais para ajudar os governos de alguns estados a coibir a criminalidade. Na sexta-feira, a assessoria de imprensa disse que o ministro não iria tecer comentários sobre o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas