ACCOUNTABILITY HORIZONTAL

» BALANÇO

Queda de homicídios supera meta do pacto

Publicado em 13.01.2011, Jornal do Commercio

Segundo a Secretaria de Defesa Social, 2010 terminou com 14% menos assassinatos, latrocínios e agressões seguidas de morte, comparando com 2009. Objetivo do governo era reduzir crimes em 12%

Pelo segundo ano seguido, Pernambuco atingiu a meta de redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios, latrocínios e agressão seguida de morte – proposta em 2007 pelo Pacto pela Vida. De acordo com dados preliminares da Secretaria de Defesa Social, 2010 terminou com 14% menos CVLI se comparado com o ano anterior, ou seja, 2% pontos percentuais a mais que a meta do pacto, que é de 12%.

É a maior redução anual desde que o programa de segurança pública do governo estadual foi lançado, em maio de 2007. Mesmo com a meta, em 2008 a diminuição chegou apenas a 2,8%. Somente em 2009 o número foi alcançado, quando a quantidade de crimes letais chegou a 12,27%.

Ao alcançar os 14% na redução da taxa de CVLI para cada 100 mil habitantes, a SDS divulgou que teria poupado 523 vidas em 2010. Para o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o ano passado terminou com chave de ouro, já que no mês de dezembro a diminuição chegou a 18,7%, se comparada com o mesmo período de 2009.

Uma curiosidade é que, pela primeira vez desde que o número de homicídios começou a ser contado em Pernambuco, um ano terminou com menos de 4 mil CVLIs.

Wilson Damázio credita o fato da redução ter ultrapassado a meta a vários fatores, entre eles o trabalho conjunto das Polícias Civil, Militar, Científica e Corpo de Bombeiros, as operações qualificadas e o trabalho de prevenção realizado pela PM nas áreas onde o número de crimes era maior.

“Também podemos destacar a apreensão de mais de 7 mil armas e o combate ao narcotráfico, já que há uma ligação muito grande entre o tráfico de drogas e o homicídio. Além do constante investimento do governo do Estado na área de segurança pública, como o aumento do efetivo das polícias”, destacou.

ROUBOS E FURTOS

Dados da SDS também mostram que, no ano de 2010, houve redução nos índices de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que compreende principalmente roubos e furtos. A diminuição foi parecida com a de CVLI, chegando a 14,4%.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social, os dois indicadores têm ligação, ou seja, quando um reduz o outro tende a diminuir. Os números, no entanto, devem ser consolidados a partir de sexta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas