2.363 mortes sem causa definida em Pernambuco, aponta dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Publicado em 16.12.2010, Jornal do Commercio

Pesquisa aponta Pernambuco como o Estado do País com maior registro de óbitos a esclarecer. Números podem influenciar estatísticas de homicídios

O IV Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, lançado na última terça-feira em São Paulo, coloca Pernambuco como o Estado brasileiro com maior registro de mortes a esclarecer no País. Segundo o levantamento, nada menos que 2.363 pessoas não tiveram a causa do óbito apontada pelas autoridades pernambucanas. Em segundo lugar aparece o Paraná (2.123) e em terceiro o Rio de Janeiro (1.730). Com tantos casos de mortes a esclarecer, de acordo com o estudo, a estatística de homicídios pode ficar prejudicada.

Considerando os dados de assassinatos apresentados no anuário, Pernambuco aparece como o terceiro Estado mais violento do Brasil em 2009. Atrás apenas de Alagoas e do Espírito Santo.

“Esses números mostrados pela pesquisa não correspondem à realidade do Estado de Pernambuco. Em 2010, tivemos até agora apenas 111 casos de morte a esclarecer. Mesmo que todos se confirmem como homicídio, ainda assim estaríamos dentro da meta de redução de 12%”, asseverou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

O secretário explicou que deve ter ocorrido um erro de comunicação entre o governo do Estado e o sistema de informação da Secretaria Nacional de Segurança (Senasp) que repassou os dados aos pesquisadores da ONG.

“Nosso pessoal repassou dados sobre homicídios ocorridos em 2009 que ainda estavam sem autoria conhecida. Eram crimes a esclarecer e não mortes a esclarecer. Vamos encaminhar uma correspondência à Senasp para retificar o erro”, garantiu Wilson Damázio.

O secretário disse ainda que não dispõe dos dados reais de mortes a esclarecer em Pernambuco em 2008 e 2009. “Começamos a acompanhar esse índice melhor em 2010”.

A assessoria do Fórum Brasileiro de Segurança Pública destacou que apenas os dados de policiais mortos em serviço foram colhidos diretamente com as Secretarias de Segurança dos Estados. Todos os demais números constantes no anuário vieram de consultas à Senasp, ao Datasus e ao IBGE. Em caso de qualquer incorreção, a assessoria informou que os governos estaduais precisam comunicar à Secretaria Nacional de Segurança Pública para que ela repasse aos pesquisadores do Fórum.

O IV anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública também trouxe dados sobre investimentos em Segurança Pública. Na comparação com 2003, o Brasil aumentou em 115% os gastos com salários, despesas de manutenção, compras de equipamentos e sistemas de informação das polícias, no ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas