Teoria do Aprendizado Social

Teoria construída por Edwin Sutherland da Escola de Chicago, A Teoria do Aprendizado Social parte da hipótese de que as bases da conduta humana têm suas raízes na aprendizagem que a experiência vital diária enseja ao indivíduo. O homem, segundo esta explicação, atua de acordo com as reações que sua própria conduta recebe dos demais, de modo que o comportamento individual acha-se permanentemente modelado pelas experiências da vida cotidiana. O crime não é algo anormal nem sinal de uma personalidade imatura, senão um comportamento ou hábito adquirido, isto é, uma resposta a situações reais que o sujeito aprende.
A matéria publicada no Jornal do Commercio de hoje (Caderno Brasil na página 12) sobre o comportamento de algumas crianças que brincavam em uma escola em Porto Alegre (RS) parece endossar a teoria do cientista social norte-americano. Abaixo na íntegra:
Crianças brincam de tráfico de drogas em escola
Crianças da quarta série de uma escola pública de Sapucaia do Sul (Região Metropolitana de Porto Alegre) usaram pó de giz para fingir serem traficantes e consumidores de cocaína durante brincadeira no recreio.
A brincadeira, que provocou apreensão no setor de educação da cidade, consistia em simular a venda de drogas dentro da sala de aula. Foi descoberta na semana passada por uma professora que percebeu a movimentação das crianças.
No lugar da droga, saquinhos eram enchidos com pó de giz. Os quatro alunos, com idade entre nove e dez anos, que participavam da brincadeira foram encaminhados à orientação pedagógica.
“As crianças não medem as consequências. Conversamos com eles sobre o significado do que estavam fazendo, se era aquilo que queriam da vida. Eles se surpreenderam”, contou Inacira Lopes, diretora da escola Getúlio Vargas.
Segundo ela, a escola participa do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Brigada Militar do Estado, em que policiais desenvolvem ações de prevenção.
Com cerca de 700 estudantes, a escola fica em uma região pobre e de ocupações irregulares em fundos de vales.
As cerca de 5 mil pessoas que vivem no local não têm acesso a serviços básicos, como saneamento. De acordo com a Brigada Militar, há atividade de traficantes de drogas nos bairros próximos à escola.
A diretora disse não ver relação direta entre as condições sociais da região e o episódio na escola. “Não é porque as pessoas são pobres que serão violentas. Essa cultura de violência é incentivada em filmes e em jogos de videogame”.

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